História da Cidade

INTRODUÇÃO



O inicio da colonização do território se deu em 1770 quando José Abreu Cordeiro, obteve uma data de terras na Serra da Raiz, e ali se estabeleceu, dando origem ao atual Município. Em 1882, um outro Morador, Luiz Soares de Mendonça, adquiriu a sesmaria e implantou uma propriedade no exato local atualmente sede municipal.



ORIGEM DO NOME



Os primeiros aspectos de povoamento da área começaram somente em 1841, quando Manoel Soares da Costa, José Vicente e Francisco da Costa Gonçalves, construíram uma igreja e várias casas que eram cercadas de ramos, aos quais, davam o nome de “caiçara”. Daí a origem do topônimo da cidade.
O processo de Emancipação Política de Logradouro começou em Agosto de 1989, e continuou os trabalhos políticos pela Assembléia Legislativa do Estado da Paraiba.
Portanto Cinco anos de debates e estudos para que houvesse o plebiscito, que ocorreu no dia 15 de Novembro, do ano de 1993, e seis anos de estudo para que chegasse a aprovação pela Assembléia Legislativa conforme a Lei:5.920 em 29 de Abril de 1994. Onde foi sancionada pelo governador do estado da paraiba em exercício Dr. Cícero Lucena, em 29 de Abril de 1994 conforme a Lei: 5.916, determinou que só haveria eleições em 3 de Outubro de 1996, passando-se assim Oito anos de trabalhos e debates políticos pela Assembléia Legislativa e o Tribunal Eleitoral, sendo assim a posse do Prefeito, Vice-prefeito assim como dos vereadores eleitos no dia 1 de Janeiro de 1997.
Obs.: Com a realização do plebiscito que ocorreu em 15 de Novembro de 1993 as cidades recém criadas ficaram sem administração, ou melhor, sem administradores até 1997.


Resultado do Plebiscito

→Números de Votantes 1.059
→Sim 969
→Não 61
→Branco 24
→Nulo 5

O desmembramento do distrito de Logradouro de Caiçara, ocorreu em 1961, foi criada pela Lei: 2.639 de 20 de Dezembro de 1961, pelo Dr.: Pedro Moreno Godim, Governador do Estado da Paraiba (da época).
Em 1961, foi criado o distrito de Logradouro, conforme Lei: 2.639 de 20 de dezembro de 1961, até então, denominado “povoado de Logradouro”, Esti­ma-se que na década 1980,' começado a construção da rede Ferroviária do Nordeste, que em 1904 passou o primeiro trem vindo da capital da paraiba, João Pessoa com destino final em Nova Cruz - RN.
No povoado de Logradouro, Existia uma imagem, a imagem de N S do Desterro, Trazida peio o Sr. Joaquim Pedreira assim conhecido. A chegada desta imagem neste povoado foi em 1932, e posteriormente foi assentada no lugar onde hoje está.






E como padroeiro da cidade temos São Sebastião.


Na época já existia meios de transporte que era a rede ferroviária, logo veio a construção da usina executada por uma firma Americana denominada Anderson Cteiton. No ano de 1935, aconteceu a inauguração, com finalidade de uma industria de transformação no beneficiamento de "Agave" e o "Caroço de Algodão", com implantamento desta firma melhorou muito a vida dos habitantes desta localidade, dando empregos e ajudando o crescimento e desenvolvimento do então município de Caiçara. E deste então a usina de beneficiamento e transformação do algodão passou a ser uma industria têxtil a qual permanece com o nome Tecelagem Santo André LTDA.